sexta, 18/12 | www.facebook.com/camaramunicipaldemafra

Ana Paula Russo e Carlos GutKin

inNatalis2020 | Ciclo de Concertos de Natal do Concelho de Mafra
O registro está fechado
Ana Paula Russo e Carlos GutKin

Time & Location

18/12/2020, 21:15 – 22:15
www.facebook.com/camaramunicipaldemafra

About the Event

Ana Paula Russo | Soprano

Carlos Gutkin | Guitarra

Repertório

Este Recital com temática de Natal, foi estruturado com composições muito atraentes para o público em geral, uma vez que se tratam de peças conhecidas e de grande beleza.

O percurso musical inicia-se com peças tradicionais de vários países alusivas à época festiva, seguindo-se um grupo de canções tradicionais de Natal de espírito mais universal –“Silent Night”, “Adeste Fidelis”, etc.

Por fim, e para completar, temos um grupo de Espirituais Negros que resultam sempre de forma muito brilhante. Convém notar que todos os temas são para voz e guitarra em harmonizações especialmente feitas para esta tipo de agrupamento, de forma a criar um ambiente agradável e atraente mas mantendo um caracter erudito.

Canções de Natal e Espiriuais Negros

As origens das Canções de Natal confundem-se com às do próprio cristianismo. Os Espirituais Negros constituem um género musical específico onde se cruzam várias culturas, nomeadamente, a herança da música africana, rica em recursos rítmicos, (swing - “balanço”), e recursos melódicos, como as escalas pentatónicas e o uso de alterações características (“blues notes”). Hoje, ambos géneros formam parte do património cultural da nossa civilização.

Canções Populares de Natal De Varios Paises:

·  Canzone dei Zampognari | Italia

·  Presents al niño Jesus | Espanha, Catalunha

·  Fa la nana Bambin | Italia

·  Nana | Espanha

·  Nana | Manuel de Falla, Espanha

·  Silence cid | França

·  I saw three ships | Inglaterra

·  Do varão nasceu a vara | Portugal

Canções Tradicionais de Natal:

·  Silent Night

·  God rest your merry, gentlemen

·  The first Noel

·  What child is this?

·  Adeste Fidelis

·  Away in a manger

Espirituais Negros:

·  Swing low, sweet chariot

·  Were you there when they crucified my Lord?

·  Sometimes I feel like a motherless child

·  Mary had a Baby, yes Lord

·  Didn`t my Lord deliver Daniel

·  Peter, go ring ‘dem bells

·  Joshua fit the Battle of Jericho

Biografias

Ana Paula

Nasceu em Beja. Tem o mestrado em Canto pela ESML, tendo também estudado em Salzburg e Luzern. Tem já uma longa carreira como solista em Portugal e no estrangeiro, tendo actuado em inúmeros concertos de Lied, ópera e oratória.

Foi laureada em diversos concursos de Canto, tanto nacionais como internacionais. Gravou programas para a rádio e televisão, assim como CDs de música erudita.

Como cantora convidada, e protagonista, tem atuado regularmente num elevado número de produções cénicas do Teatro Nacional de S. Carlos de outras instituições relevantes em Portugal (Expo 98, Gulbenkian, CPO, ONP, etc.) e no estrangeiro (Festival de Macau, Teatro Real de Madrid, Lincoln Center de New York).

Em Abril de ’98 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera “Os Dias Levantados” de A. Pinho Vargas, gravada posteriormente para a EMI.

Em 2004, 10º aniversário da morte do compositor, interpretou o soprano solista do Requiem de Lopes-Graça, versão editada em cd (2006).

Em 2005, com Carlos Gutkin, lançou o cd “Melodia Sentimental”, um percurso musical ibero-americano, com grande êxito em concertos em Portugal e Espanha.

Em 2008 integrou o elenco da estreia mundial da ópera “Evil Machines” da autoria de Terry Jones (Monthy Python), com música de Luis Tinoco.

Em 2009 gravou um CD de árias de ópera cantadas por Luisa Todi e outro com a “Missa Grande “ de Marcos Portugal. Em 2011 gravou para CD/DVD a estreia mundial da ópera “A Rainha Louca” de A. Delgado. Acaba de lançar o Cd “Homenagem a Artur Santos”.

É Professora de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Academia de Música de Almada.

Carlos Gutkin

Nasceu em Buenos Aires (Argentina)

Tem realizado numerosos concertos como solista e em agrupamentos de câmara de diferentes composições: guitarra com voz, com flauta, em duos trios, e quartetos e actuado em diversas cidades de Cuba, Espanha e Portugal, participando em numerosos festivais e eventos. Formou com o flautista Jose Rui Fernandes o Duo Atlântico, realizando numerosos concertos em Portugal e Espanha sobre o tema: “ Música e Compositores Ibero-americanos”, participando em 1998 na Cimeira Mundial do Tango de Lisboa, entre outros. Colaborou com o Teatro da Cornucópia na peça “O Casamento de Fígaro”, com música do compositor português João Madureira (em 1999). No ano 2000, com o Grupo Teatrova, formou parte do espetáculo Militango. Desde 1996 tem realizado numerosos concertos em duo com a soprano Ana Paula Russo, com vários programas diferentes, tendo ambos gravado um CD com o título «Melodia Sentimental» (lançado em 2005). Em 2009 lançou o CD «Jardins de Luz», com composições originais suas para guitarra a solo e com flauta onde colabora o flautista José Rui Fernandes.

Também em 2009 participou como guitarrista em numerosos concertos a solo e acompanhando diversos cantores inserido na programação do 1º Festival Internacional da Música Espanhola e Latino-americana (FIMEL), em Kansas, USA.

Share This Event